Grupo Ambientalista de Palmeiras

Escola: Municipal Souto Soares
Cidade: Palmeiras - BA
Educador/a: Alzira Batista Souza Neta
Área de atuação: Lideres Ambientais
Descrição
Para mim e o mestre Griô Joás a principal ação a ser desenvolvida na escola é a educação ambiental e a carreta coletiva com separação dos resíduos sólidos, reciclagem e reutilização, transformando o ‘‘ Lixo” em objetos artesanais; produção de mudas e plantio para reflorestamento das margens dos rios; compreensão e entendimento dos jovens da importância do Caruru do GAP, que já ocorre há 12 anos e que tem como objetivo a manutenção de uma tradição cultural de Palmeiras que estava em extinção. A fabricação de objetos decorativos e artesanais como: Lustre, Cortinas, Bolsas, Roupa, Fantasias carnavalesca, etc, tem como objetivo promover geração de renda para os participantes e percepções que o Lixo de todo dia pode ser transformado, gerando renda e mais beleza e limpeza em nosso município.
Relatos e Contatos
Bolsistas
Mestre(a) Griô: Joas Brandão Souza
Griô Aprendiz: Ednaldo Ferreira de Souza

Endereço: Rua Alto Renerio s/n - Palmeiras - BA
CEP: 46930-000
Quebra de linha
Associação Quilombola da Comunidade de Corcovado

Escola: Municipal Rural de Julião
Cidade: Comunidade Quilombola Corcovado – Zona Rural - Palmeiras - BA
Educador/a: Lillian de Queiroz Rocha
Área de atuação: Quilombola /Samba de chula/ Artesanato
Descrição
Fabricação de objetos artesanais, com matéria prima retirada na própria comunidade, cestos, esteiras, bacapius, sacolas, feito com cipó, licuri, palha de bananeira, bucha vegetal e cabaças. Utilização de ervas medicinal para efeitos de curativos. Instruções sobre extrativismo e plantio. Musicas, ritmos e instrumentos da manifestação chula, mas sobretudo, tenho como principal meta formar novas lideranças e protagonistas comunitários que participem das construções de políticas publicas para a melhoria da nossa comunidade e proteção de nossos valores e identidade cultural.
Relatos e Contatos
Bolsistas
Mestre(a) Griô: José Alves Damacena
Griô Aprendiz: Milena Da Silva Damacena

Endereço: Comunidade Quilombola Corcovado – Zona Rural - Palmeiras - BA
Quebra de linha
Marujada do Divino Espírito Santo

Escola: Tempo Integral Stefano Talenti
Cidade: Andaraí - BA
Educador/a: Camila dos Santos Jorge
Área de atuação: Marujada
Descrição
Os saberes e fazeres serão compartilhados através da historicidade, valorizando a memória dos fundadores e primeiros participantes, incluindo, trajetórias e momentos marcantes da Marujada. Aliado as diversas participações do grupo, seja nas atuações durante a secular ‘’ Festa do Divino Espirito Santo ‘’ e ate mesmo em circunstâncias peculiares da historia das lavras diamantinas. Os ritmos coreográficos, batuques e cânticos hão de compor momentos singulares e plurais, propondo um dialogo de aprendizado mutuo com a unidade escolar, o educador, o mestre Griô e o Griô aprendiz que vise a assimilar e a valorização da cultura local, bem como da formação de novos membros ao grupo.
Relatos e Contatos
Bolsistas
Mestre(a) Griô: Paulo Sergio dos Santos
Griô Aprendiz: Vitor Gabriel Oliveira Guimarães

Endereço: Rodovia BA, 142, Reserva Angelim, km 51 - Andaraí- BA
Quebra de linha
Sonhos de Bonecos

Escola: Estadual Carlos Souto
Cidade: Rio de Contas - BA
Educador/a: Ronilda Teixeira Machado
Área de atuação: Reisado
Descrição
Dentre os saberes e fazeres do mestre Dito Cego o que de mais valioso buscaremos é realmente a sua historia de vida, seus valores, sua arte de violeiro como seresteiro e integrante do terno de Reis, suas cantigas, danças e tradições, dialogando com produções textuais que favoreçam o registro desses saberes e fazeres vivenciados durante todo o processo. E convergindo para uma produção dramatúrgica e encenação teatral da historia de vida deste mestre.
Relatos e Contatos
Bolsistas
Mestre(a) Griô: Benedito Conceição Novais
Griô Aprendiz: Flavia Pires Pacheco

Endereço: Rua Pico do Ibotira nº 39, Sossego, Rio de Contas - BA
Quebra de linha
ESTÓRIAS CANTADAS DO VALE
Escola: Municipal de Primeiro Grau de Caeté -Açu
Cidade: Caeté Açu- Palmeiras - BA
Educador/a: Sonia Maria Crhistophe
Área de atuação: Reisado / Dramas
Descrição
Nas escolas as crianças recebem conhecimentos teóricos sobre profissões, comidas típicas e musicas tradicionais ligadas as festa de épocas, ales de estudarem o processo histórico de formação da sociedade em que estão inseridas. É ai que se agrega o saber pratico de uma mestra Griô. Reforçando o que é contato pelos professores e acrescentando informações de experiências vividas pelos familiares destas crianças em tempos passados, a proposta atua propondo um resgate da memória que não vem contada nos livros didáticos. Através da contação de histórias, rodas de conversas e cantorias será estabelecido um dialogo pratico e vivencial dando significado aos conteúdos e brincadeiras apresentados pela escola, ampliando o conhecimento para diversas linguagens artísticas como musicas, poesias, teatro e dança.
Relatos e Contatos
Quebra de linha
Terno das Pastorinhas
Escola: Municipal Barão de Macaúbas
Cidade: Rio de Contas - BA
Educador/a: Renata Araujo de Souza Nunes
Área de atuação: Quilombola/ Reisado/Pastorinhas/Comidas Típicas/ Ervas
Descrição
Serão compartilhadas cantigas, rodas, versos, histórias, brincadeiras, jogos, receitas de doces e conhecimentos ancestrais sobre as ervas. O dialogo será realizado com as disciplinas de português, matemática, história e ciência. As cantigas introduzidas nos estudos de gramática e leitura. Aulas de historias interligando, o dialogo entre a história oral e a história do livro. As receitas de doces nas aulas de matemática, e conhecimento das ervas nas aulas de ciências.
Relatos e Contatos
E-mail: anarosamel@gmail.com oasisriodecontas@yahoo.com
Site/ Blog/ Face:
Quebra de linha
Grupo de Reisado Samba Raiz
Escola: Escola Municipal Antônio Carlos Magalhães
Cidade: Itaetê - BA
Educador/a: Jucival Marques Rodrigues
Área de atuação: Samba
Descrição
Pensamos em desenvolver um pequeno projeto de iniciativas e valorização aos saberes culturais de tradição que estar inclusa diretamente com nossa tradição, pois é necessário fazermos uma escolinha de concerto de viola para os alunos e sociedade geral.
Relatos e Contatos
Quebra de linha